Este Blog é dedicado a todos os fãs da Trilogia da Herança criada pelo jovem escritor Christopher Paolini.

 

segunda-feira, dezembro 18, 2006

PASSATEMPO RFM ENCERRADO

O passatempo Eragon que a RFM proporcionou aos fãs acabou ontem (Domingo,17). Tinhas como prémios bonés, relógios, marcas de livros, cadernos e tatuagens! Para ganhar os prémios só tinhas de criar uma frase com as palavras RFM e Eragon, e de dizer: No filme, o que é que Eragon tem de fazer para matar o terrível Durza?
Temos para ti a crítica da Teresa Lage da RFM. Para ouvi-la clica aqui.

2 Comments:

  • At 18 dezembro, 2006 22:51, Anonymous Anónimo said…

    Olá!

    Bem, eu vinha na tentativa de comentar na questão anterior até porque nem sabia nada do concurso da RFM. Portnato, e peço desculpa por talvez fugir um pouco do assunto desta notícia, vou passar ao tema anterior que era a vossa opinião do filme.

    Todos nós temos a nossa opinião e eu gostaria de expressar a minha. Só vi hoje o filme (aproveitei as férias para aproveitar o dia todo em várias coisas) e já tinha lido, anteriormente, essa vossa notícia. Hoej de manha, quando me encontrei com um colega que viu o filme ontem, falei-lhe dessa vossa noticia e trocamos impressoes do filme. Não acho que o filme esteja confuso para aqueles que nunca leram o livro. Acho que nós, que lemos o livro, achamos isso porque, durante o enredo, descobrimos coisas oud etalhes que não estão la e aparecem sob outra forma. No entanto, para eles não os confunde.

    Depois prestei atenção a detalhes como a falas e a Saphira. Aquela metamorfose(?) dela foi muito estranha. Quem não leu o livro, fica com a ideia de que "Uau! Elas quando voam crescem!" Por isso não lhes causa transtorno. Só causa a nós, que lemos os livros (para variar um pouco).

    O Brom, decididamente, não morreu daquela forma e a Arya NAO estava no funeral. Aliás, a Arya nem foi "salva" pelo Eragon, porque este foi capturado pelos Urgals (acho que é pelos Urgals, desculpem-me s estou errada) e é o Murthag que lança a seta ao Espectro. Outro aspecto, é o Espectro. Se até no livro foi traduzido para "Espectro" porque é que no filme é um "Shade"? É que quem viu o filme ficou à toa quando eu falei em Espectro. Afinal, essa é ou não uma palavra portuguesa? Tanto patriotismo para quê? Para escrever "Made in Portugal" no Galo de Barcelos ou nos restaurantes com Cozido à Portuguesa?

    Outro ponto, é o Rei Galbatorix: ele nunca aparece no livro. Apenas refenrencias dele, mas nós nunca o "vemos". Este ponto, até nem é daqueles que eu considero gravíssimo, porque falar num Rei num filme, que não aparece e ter um Espectro (Okey, um Shade!) que recebe ordens de um "anónimo" é muito estranho, porém não impossível.

    E. no final, que dragão é aquele? Nós não temos referência ao dragão do Rei! E aliás, a Arya não é "vista" a partir para Ellesméra! Estes dois aspectos, levam-me a pensar que a Fox pegou no primeiro livro e reproduziu-o. Por fim pegou na primeira parte do segundo e ajeitou as coisas (atenção euq eu ainda não li o 2º livro, por isso posso estar errada).

    O clima "romântico" que existe entre o Eragon e a Arya (mais por parte dele que dela) também não está bem representado. Porque a minha coelga teve a sensação que, no final eles se beijariam. Na minha opiniao, que lê o livro pode imaginar e querer um futuro românico para ambos, mas não no 1º livro. A Arya nem parece corresponder lá muito... Pelo menos, não tanto como no filme!

    Bom e o Murthag foi assim... Apareceu e zás! Tás preso. Pensei que fossem colocar mais Murthag. Ele foi fundamental! Tal como o homem-gato ou até a vidente que lutam ambos na luta final.

    E o Espectro não tinha um Dragão Preto-Transparente como aquele.

    As cidades não eram referidas e nomes de certas personagens também não. O Brom não parece ter um papel tão essencial como no livro e o Roran aparece talvez uns dez minutos ou menos. O tio Garrow... Não vemos assim tanta afectuosidade entre ele e Eragon como no filme.

    A unica coisa que eu gostei mesmo, sem dúvida, foi Saphira. Principalmente, em bebé... É tão gira!

    Agora falando o veredcito final (sim, porque vocês vão cansar-se de ler esta opiniao):

    É verdade que o filme está MUITO diferente do livro, e ler este ultimo e sempre muito melhor. No entanto, o filme foi preenchido de muita acção e apesar das faltas, não existiram erros daqueles grotescos como aparecem com relógios digitais no pulso entre outras (pelo menso que se saiba). Considero o filme muito bom e só não é excelente porque quando penso "O filme é simplesmente OPTIMO!" Logo a seguir vem o pensamento "Estava incompleto" e eu perco toda a empolgação anterior.

    Percebo que, para voces, fãs que leram os livros à mais tempo e tenham criado mais expectativas (e não tenham lido comentarios d filme sem o ver) não concordem totalmente e tenham ficado muito desiludidas. No entanto, para mim, não fiquei tão desiludida. Eles devem ter alguma solução boa(?).

    Ja agora... (AHAHAHA não e desta que se livram de mim!) Falando sobre a entrevista d RFM à tal Teresa... A sério, pode não parecer importante para vocês, mas ir a Premieres de filmes e dizer que é um épico com uma mistura disto daquilo e de Áry Potter é uma vergonha. Quando é que as pessoas vão aprender a dizer Harry Potter como deve ser? Desculpem lá, mas é o desabafo de uma fã obstinada por Potter e companhia. E, não querendo dizer que a Teresa não sabe trabalhar ou algo assim...Mas foi mais brincadeira do que falar do filme e quando começou só falava do Jeremy qualquer coisa (não me recordo do nome) e depois completou com pouca coisa (pelo menos na minha opiniao). Penso que ela não referiu completamente aquilo que achou, talvez para não dar ideias erradas ou algo parecido.

    Bem, é de vez agora! xD

    Beijos**

    PS: Desculpem se errar nalgum nome ou termo mas são praticamente 23.00 e eu tou cheia de sono. "Perdono"!

     
  • At 20 dezembro, 2006 17:42, Blogger Passo_de_gigante said…

    A parte em que a vencedora diz "omitiram alguns detalhes" é um eufemismo! Eles omitiram BASTANTES detalhes no filme.

     

Enviar um comentário

<< Home